School of Theology 2017

O nosso glorioso legado da Reforma - 500° Aniversário

A Reforma Protestante foi, sem dúvida, o maior evento na história desde o nascimento da Igreja Cristã. Através dela, o Deus Todo-Poderoso causou um extraordinário reavivamento que se espalhou pela Europa, um redescobrimento doutrinário sem precedentes e um novo chamado para que Seu povo deixasse a falsa religião e a cultura caída deste mundo. A Reforma colocou muitas pessoas na estrada para o Céu e para a santidade, moldou o caráter das igrejas evangélicas durante os séculos seguintes e nos deu um exemplo inspirador de fé do poderoso método de Deus de trabalhar somente através da proclamação da Palavra e da oração.

 

O movimento ecumênico, incluindo a Igreja Católica, Anglicana e todas as outras principais denominações, está comemorando os quinhentos anos da Reforma como um tempo para a reconciliação, afirmando com um discurso enganoso que agora todos os grupos compartilham os mesmos objetivos e crenças; No entanto, sua verdadeira posição é que a Reforma foi um erro trágico, que levou a séculos de separação pecaminosa e obstinada.*

 

Por outro lado, a Escola de Teologia deste ano apresentará as imensas conquistas e glórias da Reforma, a fim de inspirar e estimular a verdadeira obra evangelística que esteja de acordo com as próprias orientações de Deus. Ela também mostrará a perda do espírito da Reforma ocorrida quando os evangélicos adotam a "vestimenta" do mundo em suas vidas, cultos e métodos.

 

Neste ano, as palestras vespertinas terão como palestrantes experientes pastores da Índia e da Europa Oriental envolvidos na plantação de igrejas e em grandes projetos de tradução.

 

Por mais de quarenta anos, a Escola de Teologia tem tentado ser uma fonte de encorajamento e inspiração para um público que vai desde estudantes a pastores veteranos. Oramos para que este ano a Escola de Teologia entusiasme corações e leve os ouvintes a uma firme resolução para a propagação e defesa do Evangelho e para a glória de Deus.

 

*Por exemplo: a surpreendente astúcia ecumênica da Declaração de Aniversário da Reforma dos Arcebispos de Canterbury e York.

 

2017 - O nosso glorioso legado da Reforma - 500° Aniversário

Dr Vishal Mangalwadi

Escritor, filósofo cristão e reformador social

Como a reforma moldou o nosso mundo (1)

Mais conhecido entre os cristãos no Reino Unido por seu notável best-seller – O livro que deu forma ao mundo de vocês – o Dr. Mangalwadi fala convincentemente em todo o mundo sobre os meios pelos quais a Bíblia trouxe valores ocidentais, moralidade, racionalidade, dignidade humana, educação, ciência, democracia e outros benefícios a nós, agora tomados como garantidos.

Este será a primeira de três palestras sobre como a Reforma moldou o nosso mundo e pensamento.

Como a Reforma moldou o nosso mundo (2)

A segunda de três palestras.

Como a Reforma moldou o nosso mundo (3)

A última das três palestras.

Pastor Roland Burrows

Pastor, Igreja Batista Station Road, Cradley Heath, West Midlands

Os Dramáticos Acontecimentos da Reforma (1)

A Reforma não foi realizada através da força ou poder humanos, mas através da obra do Espírito em clérigos de “baixa patente”, desconhecidos e desprovidos de recursos financeiros; Na Reforma vemos Deus mostrando o caminho que Ele escolheu para salvar almas, registrando-o na história para ser reaprendido em todas as épocas.

Os Dramáticos Acontecimentos da Reforma (2)

A segunda de duas mensagens.

Rev John Thackway

Pastor, Igreja Evangélica Holywell, País de Gales

Somente a Escritura

Uma Definição com Conselhos para Hoje

A Igreja Católica Romana é regida pelo Papa e por tradições; a Igreja Anglicana muda e corrompe os valores morais através de seus sínodos, enquanto que uma verdadeira tradição reformada deve defender e aplicar em tudo somente a autoridade da Palavra. Esta mensagem demonstrará como.

A verdadeira Fé e Seus Efeitos

Conceitos que Abalaram o Mundo

A redescoberta da justificação pela fé levou muitas pessoas para Cristo, mas tal conceito ainda é negado (através de uma definição errônea) no catolicismo, e extinto em muito do evangelicalismo moderno por conceitos inadequados do que seja o pecado e o arrependimento. Essa mensagem se concentrará na fé da "Reforma" e seu exercício.

Pastor Ibrahim Ag Mohamed

Pastor Assistente, Tabernáculo Metropolitano

O Sacerdócio de Todos os Crentes (1)

Esta foi a doutrina da Reforma mais devastadora para os padres católicos romanos, porque tirava seus status e seu ganha-pão (tal como tirou dos judeus o sacerdócio no início da igreja). O sacerdócio de todos os crentes outorga aos cristãos privilégios sublimes bem como obrigações solenes. É a base para o acesso a Deus, tanto público quanto pessoal, e também para a participação de todo o seu povo no serviço cristão. A primeira de duas mensagens.

O Sacerdócio de Todos os Crentes (2)

A segunda de duas mensagens.

Dr Peter Masters

Pastor, Tabernáculo Metropolitano

Reformas na Bíblia (1)

A Bíblia é um livro de “reformas” do início ao fim. Um dos grandes temas e questões que percorrem as narrativas bíblicas é o chamado para o povo de Deus deixar este mundo, seu (repetido) retorno ao mundo depois de certo tempo pelas astutas ciladas do diabo, e suas vitoriosas restaurações como um povo distinto. A primeira de três mensagens.

Reformas na Bíblia (2)

A segunda de três mensagens.

Reformas na Bíblia (3)

A última de três mensagens.

Dr Nick Needham

Pastor da Igreja Batista Reformada de Inverness e professor de história da igreja

Sementes da Reforma

Essa mensagem tratará dos mensageiros e dos eventos preparatórios de Deus que abriram o caminho para a importante luta da Reforma, mostrando claramente a mão do arquiteto divino quebrando o firme domínio do conceito católico na vida das multidões.

As Sementes Plantadas pela Reforma

Não é muito conhecido o fato de que Martinho Lutero, já na década de 1520, tenha proposto a autonomia da igreja local, uma membresia regenerada e um governo congregacional consentido. Essa mensagem apresentará algumas das “sementes” cruciais que não foram implementadas naquele tempo, mas articuladas para serem implementadas por um futuro e contínuo processo de reforma. 

Os Dois Reinos

Atualmente o emergente conceito apresentado pela Reforma sobre a separação entre igreja do Estado está manchado, tanto no governo da igreja (como na Igreja Anglicana), bem como, em diferentes níveis, na fusão do estilo de vida mundano com as práticas de igrejas bíblicas. Essa mensagem analisará convicções desenvolvidas na Reforma sobre o ensino bíblico da distinção da Igreja de Cristo.

Dr David Elangovan

Pastor, Sul da Índia

Plantação de Igrejas e Projetos de Tradução na Índia

O Dr. David Elangovan fundou igrejas nas colinas de Kolli e na cidade de Salem, Tamil Nadu, junto com clínicas médicas, e agora assumiu a supervisão de um projeto de tradução para o tâmil para o sul da Índia e o Sri Lanka. Ele dará um relatório de sua obra e objetivos.

Pastor Miki Chiciudean

Pastor, Budapeste Hungria

Uma Análise da Fé Reformada na Europa Oriental

O pastor Miki Chiciudean plantou igrejas na Romênia e agora em Budapeste (Hungria), onde a sua congregação tem instalações no centro da cidade. Ele traduziu muitos livros e livretos e mantém um extenso website reformado. Nesta sessão, ele fará uma análise do testemunho da fé reformada na Europa Oriental.